Muitos se perguntam se é possível ligar um laptop a um nobreak. A resposta a esse questionamento é bastante simples: sim, isso é possível. Contudo, não é necessário. Entenda agora por que você pode ligar seu notebook ao nobreak e também os motivos que tornam essa prática desnecessária.
Por que pode?
Sustentar um equipamento ligado em caso de falhas de energia é apenas uma das funções de um nobreak. Ele serve também para estabilizar alterações de frequência e tensão, o que ajuda a manter o computador funcionando corretamente, além de evitar danos ao hardware do PC.
Sendo assim, você pode tranquilamente usar um nobreak junto com o notebook, pois ele trabalha de modo semelhante a uma bateria e continua enviando corrente alternada para o equipamento. Em suma: ele não causa nenhum prejuízo ao desempenho energético do laptop.
Por que é desnecessário?
Como dito no parágrafo acima, o nobreak funciona de modo semelhante a uma bateria. Ele pode ser “online” (puxa energia da tomada, armazena e então alimenta o computador) ou “off-line” (guarda energia para casos de emergência, mas faz uma ligação direta entre a tomada e o dispositivo alimentado), porém, como você está usando um laptop, que já possui bateria, os benefícios de uma fonte ininterrupta são dispensáveis.
Além disso, atualmente, a maioria das baterias de notebooks está equipada com sistemas que protegem o aparelho contra variações de frequência, filtrando e estabilizando a energia. Ou seja, os laptops já contam com um nobreak próprio e por isso não é aconselhável usar um computador portátil sem bateria, ligado diretamente na tomada, pois uma simples queda de energia pode comprometer todo o PC.
Outro motivo que torna desnecessário o uso de fontes externas de fornecimento ininterrupto de energia é o tamanho desses equipamentos. Usar um nobreak em casa é algo simples, afinal, é possível deixá-lo sob a mesa sem problemas. Porém, carregar um trambolho desses para todos os lugares junto com o notebook pode ser algo pouco conveniente.
via


0 comentários